Regresso a casa dia 40/40

Olá exploradores,

Durante 40 dias vocês foram a minha maior companhia e inspiração! O projeto “#explorarPT” percorreu Portugal de norte a sul, do litoral ao interior, a divulgar as potencialidades turísticas do país e a provar que existem diversos destinos turísticos que continuam no desconhecido da maioria dos portugueses e que devem ser explorados e partilhados.

Com o apoio da Movijovem, explorei Portugal de lés-a-lés, somando mais de 7 mil km, maioritariamente em estradas nacionais, à descoberta de um mundo de experiências que as Pousadas de Juventude conseguem proporcionar.11891469_10153479590971690_2263185608279048959_o

A máquina fotográfica, o computador, a caneta e bloco de notas, foram  indispensáveis para o registo da viagem! Baseando-me na localização geográfica das 40 Pousadas de Juventude, parti à aventura em Almograve, percorri a costa vicentina e algarvia, passei pelo alentejo antes de explorar Lisboa, subi ao norte, explorei o minho, trás-os-montes e o douro e terminei na cidade berço, Guimarães.

Foram várias as aldeias, vilas e cidades que receberam a visita do projeto. Rios, praias, piscinas, lagoas e cascatas foram locais privilegiados para as mais diversas aventuras na água. Em Alcoutim atravessámos o rio Guadiana de canoa e visitámos a vizinha Espanha. Em Coimbra andámos de paddle no rio Mondego. Em Lagos, Faro e Esposende a opção foi o barco.

Na Serra da Estrela subimos ao ponto mais alto de Portugal Continental e ajudamos o Sr. Ramos a vender queijos e presuntos. Conhecemos e conversámos com pessoas de várias nacionalidades, praticámos a camaradagem e partilha de conhecimentos. Demos boleia a um hippy de Arrifana até Portimão. Ouvimos o fado em Coimbra e a Mónica Sintra nas festas da aldeia Ladoeiro.

Provamos do melhor da gastronomia portuguesa, do mais tradicional ao mais contemporâneo, das receitas da avó ao prato mais gourmet. Em Melgaço degustamos o alvarinho, no douro deliciamo-nos com um bom vinho do porto.

Visitamos castelos, jardins, museus, exposições e galerias. Em Vila Nova de Cerveira respiramos arte, não resistimos e compramos um quadro. Em Alvados participámos num workshop de olaria e metemos literalmente as mãos no barro.

Em Braga, entre uma visita ao Bom Jesus e à Sé da cidade, subimos ao relvado e assistimos a um jogo de futebol dos “Guerreiros do Minho”. Andámos de teleférico em Guimarães e no Parque das Nações. Na Pousada de Juventude de Almada acordamos com o Tejo aos pés e na do Porto foi o Douro que nos entrou pela janela.

Nunca foi uma aventura solitária. Através das redes sociais ou do blogue do projeto foram milhares de pessoas que viajaram connosco, com sugestões preciosas para explorar locais diferentes dos roteiros mais convencionais.

O projeto “#explorarPT” contribuiu para despertar o interesse em descobrir a riqueza arquitectónica, cultural, gastronómica, natural, patrimonial e humana de Portugal.

As vivências diárias e as imagens desta experiência vão continuar disponíveis nas Redes Sociais das Pousadas de Juventude (facebooktwitter e instagram) e no blog www.explorarpt.wordpress.com como objectivo de inspirar novos aventureiros.

Desafiamos todos os portugueses a tornarem-se exploradores de Portugal!

Acreditem em Portugal! Uma viagem pela nossa Pátria acaba por mudar as nossas vidas!

Juntos, continuaremos a #explorarPT!

Rui Manuel Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s