Alijó # dia 36/40

Boa noite exploradores,

Antes de me despedir da cidade dos Arcebispos, dirigi-me à sede da Erasmus+ Juventude em Acção, que se encontra no mesmo edifício da Pousada de Juventude. Recebido por Pedro Soares, diretor, o início da manhã arrancou com uma conversa bastante agradável! 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Às 600 candidaturas recebidas e 300 atividades realizadas por ano é de salientar que 39% das candidaturas oriundas do Interior são aprovadas. Pedro Soares terminou esta simpática visita salientado que há uma preocupação muito grande na distribuição geográfica. Acesso Universal, comunicação para todos, justiça na avaliação e equilíbrio regional, são as palavras de ordem da Erasmus + Juventude em Acção.

 Após a visita, retomei viagem em direção a Alijó. A partir de hoje o GPS fica de lado!  Chegado à Pousada de Juventude Alijó, aproveitei a hora do almoço para descansar por breves instantes. É literalmente uma pousada com olhos sobre o Douro. Na receção fui recebido pelo responsável da Pousada, que para além de me dar algumas sugestões de visita, acabou por me acompanhar até à Quinta da Avessada – Enoteca Douro. É um espaço muito procurado por turistas, uma vez que, cada vez mais as pessoas procuram vivenciar e participar neste grandioso espirito Duriense.

Esta quinta apresenta duas grandes salas de festas, onde tendencialmente decorrem os almoços após uma visita guiada, finalizados com música e dança ao som do acordeão.

O exterior é composto por diversas árvores de fruta e fontes, sendo uma delas a de Baco. Mesmo em frente encontra-se uma das mais recentes novidades deste projeto, a piscina com a forma de copo de vinho. Uma ideia muito original!

Dirigindo-me até à Sala de Provas pude usufruir do aroma doce a Favaios que pairava no ar. Um Fado corrido harmonizava todo o ambiente. Enormes tonéis ao alto, abertos, como decoração para colocar as garrafas de diversas maneiras. A iluminação é adequada, filtra o que realmente é necessário e cria um ambiente bastante acolhedor. As mesas ao centro também são tonéis, mas desta vez deitados e com um vidro a fazer de tampo. No seu interior existem objetos decorativos, também iluminados.

Na sala ao lado encontram-se os lagares com manequins vestidos a rigor, que se movimentam de forma a exemplificar como se descarrega as uvas para os lagares e como se pisa.

Terminada a visita, comecei a descer em direção ao Pinhão. Que saudades do grandioso Douro e desta imensidão de vinhas. Passei por diversas quintas, como Taylor’s, Calém, Noval e Sandeman. Ao longo da viagem ia ficando cada vez mais encantado com os recheados socalcos. Já se avistam as carrinhas por entre as vinhas e as pessoas carregadas de cestos com uvas. É hora de vindimas!

Na chegada ao Pinhão dirigi-me até ao cais, por onde acompanhei a chegada e partida de barcos turísticos. Quanta serenidade é sentida neste local e quantos reflexos e paisagens correm por este no rio Douro.

Subindo um pouco até à Estação de Comboios no Pinhão, deparei-me novamente com os azulejos que a compõem, que me encantam sempre que por lá passo. Até o gradeamento em madeira pintado de branco transmite tranquilidade na hora da despedida.

Bem, com o tempo a apertar, peguei no carro e segui em direção a Foz Côa pelas estradas nacionais. De curva em curva ia percorrendo estrada, passando por São João da Pesqueira até chegar a Foz Côa. Por estas terras já me sinto em casa!

Na chegada à Pousada de Juventude fui igualmente recebido com muita simpatia. Esta pousada situa-se num vale, por onde posso observar da janela do meu quarto, os longos montes que tanto caracterizam o Douro Superior.  Para terminar o dia em beleza nada melhor que um jantar em família! E hoje estou de coração cheio pois tive uma visita surpresa dos meus pais e irmãos!

Amanhã estarei por Bragança! Apesar de ser uma cidade que conheço como as “palmas da minha mão”, aguardo também as vossas sugestões!

Juntos, vamos #explorarPT!

Rui Manuel Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s