Porto # dia 29/40

Boa noite exploradores,

Com o sol a sorrir logo pela manhã, decidi ficar pelo Porto para desta vez explorar o que de bom esta cidade tem para me oferecer.

Comecei o dia com uma conferência de imprensa, juntamente com a equipa da Movijovem, alusiva ao projeto #explorarPT na Pousada da Juventude do Porto, cujo objetivo foi narrar na primeira pessoa as experiências, o balanço e as histórias até ao corrente dia de aventura (dia 29/40).  Uma conversa bastante informal que acabou por se tornar no grande preenchimento da manhã! 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois desta agradável partilha fui almoçar com os pais da Teresa. Uma agradável surpresa para ambos! Foram novamente partilhados momentos desta aventura, esmiuçando certos acontecimentos. Sem dar pelo tempo passar terminou o almoço e decidi aproveitar o resto do dia para ir passear até à Ribeira. Da Pousada de Juventude desci até à marginal e fui sempre à beira-rio no pára-arranca causado pela forte afluência dos turistas à cidade Invicta! Com uma fila infernal e os parques de estacionamento completos, a última hipótese foi estacionar o carro num dos parques de Gaia. Já de carro estacionado, a objetiva foi de imediato apontada para os pequenos “grandes” aventureiros que carregam a Ponte D. Luís com muita adrenalina! Os saltos da Ponte para o rio Douro tornam-se uma das grandes atrações, acabando por captar a atenção  de quem por lá passa! Mas nem sempre a paragem se torna gratuita!  “One euro for the jump” torna-se uma das frases mais ouvidas pela aquela zona durante estas tardes solarengas!

Continuando a passear, decidi passar a estrada e entrar nas Caves Calém do Vinho do Porto. Uma grande fila de espera constituída, principalmente, por muitos estrangeiros. Uma visita rápida onde aproveitei para registar fotograficamente um dos seus armazéns!

Na chegada à Ribeira, os barcos rabelos, a música ambiente, as esplanadas com conceitos interessantes, a imensidão de pessoas sorridentes e a oferta artística a cada dez metros, fez-me sentir realmente naquela que é considerada uma das cidades mais românticas da Europa.

Cortando caminho para a direita fui dar à Praça Infante D. Henrique onde se encontra o Palácio da Bolsa e o glamoroso Mercado Ferreira Borges, Património Cultural e Arquitectónico da Humanidade – Unesco, Edifício de Interesse Público – IGESPAR, onde se encontra instalado o Hard Club. Desde 2010, com nova morada, o Hard Club está no radar de cada vez mais públicos, oferecendo anualmente uma média de 600 atividades. Ana Póvoas, gerente do Hard Club, referiu com enorme satisfação a forte adesão, de ano para ano, do público entre as duas salas com capacidade total para 1500 pessoas, lobbys de acesso livre, esplanada e  o restaurante n’O Mercado. Um projeto que se tornou um dos pontos fortes de atração da cidade do Porto, que abraça e se torna palco de artistas internacionais, mas sem nunca se esquecer dos artistas nacionais que sonham em singrar na carreira!

Depois de um belo passeio aleatório pelas ruas da invicta, voltei ao cais de Gaia onde me despedi ao som de um violinista que encantava diretamente a esplanada da Sandeman.

Bem, hoje aproveitei bem o dia pela cidade do Porto. Cheguei só à pouco à Pousada de Juventude da Foz do Cávado e após efetuar o check-in fui jantar. Depois de um dia como o de hoje, não há melhor que uma sopinha para consolar o estômago.

Amanhã estarei por Foz do Cávado para me aventurar com alguns desportos que por aqui são praticados, e de seguida partirei para Viana do Castelo. Espero pelas vossas dicas!

Juntos, vamos #explorarPT!

Rui Manuel Ferreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s